segunda-feira, 28 de abril de 2008

PROTOSS vs. TERRAN

Introdução

Os Terrans podem até ter um ataque maior e mais forte, mas os Protoss também possuem as suas vantagens: a defesa do Protoss (Plasma Shields) é muito maior, e por isso é mais difícil eliminar um exército Protoss do que um exército Terran.

Os Protoss também tem uma quantidade maior de unidades exploradores do que os Terrans.

Por exemplo: Observer (ele é invisível e Detector), Scout (movimentação rapida, e por isso muito útil para explorar o mapa) , Dark Templar (ele é invisível, mas infelizmente, pode somente andar em superfície, não tem a habilidade de voar).

Os Protoss também tem outras vantagens: o Probe (unidade responsável pela construção de Fábricas dos Protoss) pode colocar para construir uma fábrica, e depois ele pode se retirar do local. Ou seja, para a construção de qualquer fábrica dos Protoss, o Probe não precisa ficar no local, a fábrica se constrói sozinha.

Dessa forma, você pode colocar para construção várias fábricas ao mesmo tempo usando somente uma unidade de Probe.





Zealot Rush vs. Marine Rush

Como qualquer outro jogo de estratégia, nos primeiros 10 minutos o jogador gosta de fazer Rushes em cima do inimigo. Dessa maneira, não sobra tempo suficiente para o jogador hostil construir uma defesa para o Rush, então, dependendo da situação, pode até perder o jogo.

No caso dos Protoss, é bom construir vários Zealots para o Rush: eles não custam muito, e não requerem nada para serem construídos, somente o próprio Gateway (fábrica responsável pela construção de Zealots).

Os Zealots são considerados mais fortes do que os Marines (um Zealot pode eliminar dois Marines) porém, custam uma quantidade maior de Minerals. Um Marine custa Minerals: 50, enquanto um Zealot custa Minerals: 100. Por isso, torna-se mais difícil de fazer um Rush de Zealots no início do jogo, pois precisa o dobro de Minerals que necessita para construir um Rush de Marines.

Bem, para controlar o seu Rush de Zealots mais rapidamente, faça o seguinte: selecione todos os seus Zealots (basta clicar duas vezes em um Zealot, assim todos os Zealots por perto automaticamente irão selecionar-se).

Depois de selecionar todos os seus Zealots que você irá usar para o Rush, então use permanentemente o Hot Key A (Move-Attack). Agora, usando o Hot Key A, leve os seus Zealots para a base do inimigo, e inicie um ataque (usando a Hot Key A, os Zealots irão eliminar os Marines mais rapidamente).





Siege Tanks

A unidade terrestre mais potente dos Terrans é o Siege Tank, principalmente em Siege Mode. Eles tem a habilidade de atirar nos inimigos terrestres à longa distância e com uma damage imensa.

Para se defender dos Siege Tanks usando os Zealots, você precisa completar o Upgrade Leg Enhancements (aumenta a velocidade da movimentação dos Zealots). Com esse Upgrade, os Zealots chegam perto do Siege Tank (Siege Mode) mais rapidamente; assim não sobra tempo suficiente para o Tank destruir os Zealots.

Com os Zealots pertos, o Siege Tank não consegue atacar-los (somente em Siege Mode; caso o Tank esteja em seu formato normal, então ele ganha a habilidade de atacar os inimigos de perto, porém com menos damage).


Uma boa opção para destruir os Siege Tanks é o High Templar, usando o Psionic Storm. Os tanques não se movimentam muito rapido, por isso é quase inevitável o Psionic Storm dos High Templars.

Mas, para destruir completamente um exército de Siege Tanks usando o Psionic Storm, você precisa lançar 2 Psionic Storms sobre o exécito. Se você lançar somente um, então os tanques ficarão apenas fortemente feridos, mas não mortos.





Science Vesseles

Science Vesseles é a unidade mais útil contra os Protoss. Além de ser Detector, os Science Vessels causam realmente muitos problemas com as suas especialidades: Defensive Matrix, EMP Shockwave, Irradiate.

Principalmente o EMP Shockwave, pois essa especialidade tira completamente o Plasma Shield de qualquer unidade de Protoss ou alguma de suas fábricas. O Plasma Shield protege muito bem os Protoss, sem ele os Protoss ficam muito frágeis e por isso morrer facilmente.

Para destruir os Science Vessels, você tem várias opções: Scouts, Carriers, Corsairs. Principalmente os Corsairs, pois seu ataque principal destina-se a objetos/personagens aéreos e são muito rapidos na sua movimentação.





Battlecruisers


Os Battlecruisers são considerados as unidades mais fortes e potentes do jogo. Não existe nenhuma unidade, tanto aérea quanto terrestre, que seja mais forte do que o Terran Battlecruiser.

Para mostrar a sua importância, a Blizzard até colocou a posição de Commodore no piloto do Battlecruiser.

Na movimentação os Battlecruisers são realmente muito lerdos, e por isso são um excelente alvo para o Psionic Storm do Protoss High Templar. Infelizmente, o Psionic Storm não pode destruir completamente os Battlecruisers, porém são ótmos para tirar bastante a vida dos Battlecruisers.

Uma vez lançado, o Psionic Storm apenas fere gravemente os Battleruisers. Quando o Psionic Storm acabar, mande as suas unidades aéreas mais potentes para atacar os Battlecruisers feridos (sem dúvida, o Carrier é a melhor opção).

Se você lançar o Psionic Storm nos Battlecruisers hósteis e deixar eles retornarem para a base inimiga, então estará apenas perdendo o seu tempo: quando os Battlecruisers voltam à sua base, então sem dúvida serão todos reparados (Repair do SCV) por vários SCVs.

Use também o Hallucination nos Carriers ou Arbiters; esse tipo de especialidade distrái muito os Battlecruisers, impedindo que eles fujam.

Contudo, se você sabe perfeitamente que os Terrans hósteis irão construir um exército de Battlecruisers para te atacar, então faça você mesmo o maior número possível de Dark Archons. Use o Mind Control contra os Battlecruisers. Usando o Mind Control em todos os Battlecruisers do exército, você não somente evitará o ataque, mas também conquistará vários Battlecruisers e poderá contra-mandá-los contra o seu inimigo.

Nenhum comentário: